Tuesday, November 22, 2022
HomePublic SpeakingComo fazer uma apresentação com slides

Como fazer uma apresentação com slides


Numa apresentação o objetivo sempre é impactar o público, para isso, saber realizar uma apresentação com slides nos dias de hoje se tornou basic, afinal é o recurso mais utilizado no mundo acadêmico e empresarial, para apresentar projetos e ideias de uma forma mais persuasiva, organizada e didática.

Através do sequenciamento lógico de imagens, texto, áudios e vídeos projetados em um conjunto multimídia, pode ser elaborada uma apresentação criativa, interessante e eficiente através destes recursos valiosos.

Para tanto, considerar conhecimentos de oratória e design tornará possível aperfeiçoar a qualidade da apresentação conforme a natureza do conteúdo.

Como fazer uma apresentação com slides sob a ótica do design

Buscar inspirações para o structure dos slides é basic para mentalizar, idealizar e definir a forma mais eficiente de transmitir a mensagem.

Especialistas da área do design orientam que limitar a tabela de cores da apresentação aumenta a credibilidade na transmissão do conteúdo, portanto definir cores compatíveis é um ponto importante a ser observado.

Quando pensamos nos elementos visuais, utilizar imagens de alta qualidade e tamanho apropriado é muito importante. Ao mesmo tempo, é preciso selecionar com cuidado os efeitos dinâmicos que serão empregados para destacar algum elemento importante.

Sendo assim, fugir do excesso de animações é o certo a se fazer. Sons e movimentos podem distrair o público e atrapalhar a dinâmica da palestra se não forem aplicados adequadamente. Bom senso sempre, speaker!

Desta forma, quando vídeos fazem parte da composição da apresentação, é importante tomar cuidado com o tamanho devido ao tempo de carregamento, bem como a duração, evitando a distração e garantindo que a apresentação se mantenha interessante.

Priorizar a parte superior do slide é excellent na confecção de recursos realmente eficientes, afinal, inconscientemente as pessoas notam e dão mais atenção aos elementos que estão no topo de um slide. Então reserve o topo para inserir as informações que você quer dar ênfase ou destacar.

O conhecimento sobre a formatação dos recursos multimídia é sempre bem-vinda, porém, caso se sinta inseguro, pode contratar um profissional da área para a confecção de seu materials.

A maioria das pessoas utiliza o programa PowerPoint para criar as apresentações, porém a Tracko tem se mostrado uma ferramenta inovadora que traz uma série de opções criativas e de fácil manuseio criadas por designers para não designers e palestrantes profissionais.

Como fazer uma apresentação com slides sob a ótica da oratória

Visando o sucesso de uma apresentação, as ferramentas de comunicação aprimoram e destacam o que se pretende transmitir da melhor forma, conquistando e atraindo o público.

Slides com pouco texto transmitem confiança. Em contraponto, blocos de texto imensos na apresentação sobrecarregam e deixam a apresentação desinteressante, além de fornecer a impressão de que o apresentador não domina o assunto e está inseguro.

Numa apresentação bem sucedida com slides, é basic iniciar determinando o objetivo da apresentação e identificando o público-alvo. No desenvolvimento do conteúdo, analisar a utilização dos recursos multimídia e ter os slides como um apoio, um roteiro, um lembrete e como estratégia de chamada de atenção quando se pretender destacar e enfatizar pontos importantes.

Os slides irão apoiar o palestrante e ajudarão o público a identificar o começo, o meio e o fim da apresentação o que é totalmente relevante e necessário quando apoiado em técnicas de oratória.

É imperioso revisar a ortografia, erros de português ou de digitação, espaçamento no texto, fonte, tamanho da fonte e posicionamento dos elementos. Para isso é recomendado que se verifique o texto em dias diferentes, com um novo olhar.

Storytelling e conteúdo

Uma boa história bem contada causa impacto no público, e sabendo disso, sempre que possível make the most of esta estratégia e crie experiências inesquecíveis estabelecendo conexões ricas e poderosas nas apresentações.

Esteja preparado para imprevistos

Revisar tudo e ensaiar incansavelmente a apresentação é essential para o sucesso e para se preparar contra imprevistos. Nos ensaios é possível identificar erros, dificuldades e fazer ajustes necessários, além de testar os equipamentos e obter noção e controle do tempo da apresentação e se os recursos e o texto que estarão alinhados ao objetivo.

Com técnicas de oratória o público compreenderá o que está sendo dito e os slides serão um suporte e não o elemento principal, afinal a presença é o diferencial na apresentação, para isto a leitura do conteúdo dos slides deve ser feita de forma singela e em momentos estratégicos e específicos.

Conclusão

Realizar uma apresentação com slides não significa que a apresentação seja boa, para isso é importante utilizar as ferramentas de forma a agregar valor ao que está sendo dito.  

E mais importante que os recursos audiovisuais empregados, é modo como o palestrante conduzirá a apresentação do seu conteúdo, tornando a utilização de slides um apoio e um recurso de potencialização do sucesso na transmissão da mensagem.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments